High School do Colégio Integrado prepara alunos para universidades dos EUA

Programa oferecido pela Instituição garante aos estudantes o diploma do Ensino Médio brasileiro e americano simultaneamente

publicado em 10/04/2018 15h04

Garantir um diploma do Ensino Médio americano sem sair do Brasil. O sonho que, para muitos, pode parecer distante, no Colégio Integrado de Campo Mourão é uma realidade há pelo menos um ano. O programa High School é uma atividade extracurricular oferecida, de forma paga, aos alunos matriculados na Instituição a partir do 8º ano.

Pelo programa, os alunos cursam as disciplinas comuns no Colégio Integrado e, simultaneamente, matérias do currículo escolar dos Estados Unidos, como Língua Inglesa, História e Política Americana. Ao final do Ensino Médio brasileiro, o estudante que participa do High School garante o diploma brasileiro e também o diploma do "Ensino Médio" americano. As aulas presenciais são realizadas todas as sextas-feiras e o aluno estuda na plataforma online no restante dos dias.

As notas no Colégio também ajudam a compor as notas americanas, para que haja uma equivalência entre as disciplinas. Este é ó o segundo ano que o Programa é oferecido. A única exigência é que o aluno tenha domínio do inglês. "As aulas, realizadas presencialmente uma vez por semana, são todas em inglês e o estudante é submetido a um teste para averiguar a proficiência na fala e entendimento da lingua", explica a diretora do Colégio Integrado, Ana Paula Previate.

A diretora também garante que há muitos benefícios importantes para os alunos que participam do Programa. "O principal deles é ter os dois diplomas ao mesmo tempo, o que garante ao aluno um peso a mais na hora de optar por estudar fora", comenta Ana Paula. Além disso, o estudante tem um contato maior com a cultura americana, o que possibilita uma adaptação mais rápida, caso o aluno de fato queira estudar em alguma universidade americana.

O High School do Colégio Integrado é parceiro da Universidade de Nevada, Reno. A Instituição americana, fundada em 1874, oferece ao aluno vagas para residentes, sem a necessidade da realização dos testes exigidos aos estudantes estrangeiros, já que o aluno High School já faz esses testes regularmente. Além disso, há descontos nas mensalidades, o que facilita ainda mais o acesso.

Apesar de tudo, ingressar em uma universidade americana não é nada fácil, porém, o aluno High School está a um passo a frente dos concorrentes. É o que garante o professor responsável pelo Programa no Integrado, Douglas Zampar. "Nossos alunos possuem uma possibilidade maior em vista aos demais candidatos, pois possui capacidade de reflexão e fala em outra língua, o que facilita o acesso a uma instituição", garante Zampar.